Regulamento Interno

O presente Regulamento Interno foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária a 6 de janeiro de 2020 

 

1. SÓCIOS, DIREÇÃO E ASSEMBLEIA GERAL  

Artigo 1º 

A Assembleia Geral determinará em cada momento o número máximo de sócios,  devendo existir uma lista de suplentes caso algum sócio desista de o ser. 

Para o ano de 2019 estabelece-se o número máximo de 30. O convite para  admissão de um novo sócio deverá ser feito pela Direção atendendo ao duplo  critério de o convidado ser Artista Associado há pelo menos um ano e da direção  reconhecer no convidado identificação e conhecimento dos principais objetivos da  Associação e ter tido participação ativa em algumas das suas iniciativas. 

Artigo 2º 

Os sócios efetivos deverão de acordo com o número 3 do artigo 13º dos estatutos, contribuir com o valor de 20 € mensalmente. 

 

2. DIREITOS e DEVERES dos SÓCIOS EFETIVOS 

Artigo 3º 

São direitos dos sócios efetivos: 

a) Expor os seus trabalhos gratuitamente em 2 exposições coletivas com a duração de 3 semanas (a realizar em março/abril e setembro/outubro) 

b) Expor os seus trabalhos nas exposições coletivas itinerantes do projeto Arte  Solta que a associação QuadraSoltas concretize 

c) Isenção da comissão de venda nas Exposições Coletivas Arte Solta. Em todas as outras exposições de Sócios ou Artistas Associados, a comissão será de 10%. 

d) Desconto de 10% na utilização do EspaçoQ para uma exposição de no máximo  3 semanas por ano. No caso do Sócio promover uma coletiva o desconto será de 10% se todos os participantes forem Sócios ou Artistas Associados e de 5% se  houver terceiro que não pertençam à Associação. 

Artigo 4º 

São deveres dos sócios efetivos: 

a) Manter as quotas em dia 

b) Dinamizar as funções pelas quais é responsável e colaborar com os outros  associados sempre que necessário. 

 

3. UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO POR TERCEIROS 

Artigo 5º 

A associação, por iniciativa da direção, poderá convidar artistas ou aceitar  candidaturas de artistas propostos por um sócio efetivo, que pelo seu percurso ou obra, valorizem a programação do Espaço Q . 

As condições para cedência do espaço Q a partir de 1 janeiro de 2019 são as  seguintes: 

- Exposições de três semanas coincidentes com as Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda: 500 euros 

- Exposições intercalares : 150 euros uma semana | 250 euros duas semanas 

- Comissão de 10% do valor das obras vendidas na exposição e no caso de não  haver nenhuma venda, oferta de uma obra exposta escolhida pelo artista para o  acervo da galeria conforme previsto no Art 8º 

Artigo 6º 

A Direção poderá estabelecer condições, caso a caso, para a cedência das  instalações para outros eventos que se realizem em simultâneo com o período das  exposições 

Artigo 7º 

A confirmação de uma reserva de espaço far-se-à mediante o pagamento de um sinal no valor de 50% do valor tabelado para a respetiva exposição, não  reembolsável em caso de desistência, Os restantes 50% deverão ser pagos até 30  dias antes da data da inauguração da exposição, sem o que a reserva será  considerada nula. 

A promoção da exposição será feita nas redes sociais do Espaço Q | QuadraSoltas  

Utilizando imagens e informação fornecidas pelo artista. A elaboração e conceção  dos flyers da exposição será da responsabilidade do artista, sendo o uso do logo do Espaço Q | QuadraSoltas sujeito à aprovação do flyer pela direção da  Associação QuadraSoltas. 

O Espaço Q | QuadraSoltas garante a abertura da galeria durante o período das  exposições no horário seguinte: segunda a sábado entre as 15h00 e as18H00. 

O Espaço Q | QuadraSoltas receberá uma comissão de 10% sobre o valor das  obras vendidas durante a exposição. No caso de não se realizar nenhuma venda  durante o período da exposição, o artista deverá oferecer uma obra à sua escolha  para acervo da galeria de valor de venda semelhante ao valor médio das obras  expostas.  

O espaço estará disponível para a montagem da exposição a partir das 14h00 da  primeira sexta-feira do período em que decorre a exposição, devendo a desmontagem ser efetuada até às 14H00 da última sexta-feira desse período. A  responsabilidade pela montagem e desmontagem deve ser integralmente  assumida pelo artista. 

No caso do artista não retirar a sua obra até às 14h00 do dia da desmontagem, o Espaço Q | QuadraSoltas reserva-se o direito de as armazenar, debitando o custo  de acondicionamento das obras e um custo de 10 Euros por cada dia de  armazenagem. 

O Espaço Q | QuadraSoltas poderá realizar em simultâneo, embora fora do horário da exposição, outros eventos garantindo com isso o acesso de mais público à  galeria. 

 

4. ARTISTA ASSOCIADO 

Artigo 8º 

Por proposta de qualquer Sócio efetivo ou Artista Associado e aceitação pela  Direção pode ser admitido no estatuto de Artista Associado do Espaço Q |  QuadraSoltas aquele que: 

- Se identifique com os estatutos e a prática desta associação cultural e aceite efetuar o pagamento de uma quota mensal de vinte euros para garantir o direito de expor uma obra em todas as coletivas das quadras (em Miguel Bombarda em março/abril e em setembro/outubro e nas Exposições Itinerantes que se realizem em locais a determinar) 

- O número de Sócios mais Artistas Associados não deverá exceder setenta. - Haverá uma lista de suplentes caso algum Sócio ou Artista Associado desista. 

Ao Artista Associado será ainda garantido: 

- A publicação nas redes sociais do Espaço Q | QuadraSoltas de fotografias do seu trabalho. 

- Isenção de comissão nas obras vendidas nas exposições coletivas Arte Solta - 10% de desconto na utilização do espaço para uma exposição 

- A possibilidade de auxiliar os Sócios que executem tarefas atribuídas pela  Direção 

 

5. REDES SOCIAIS 

Artigo 9º 

Compete à direção a gestão das redes sociais para promoção da galeria e das  obras dos sócios efetivos e dos artistas associados. Serão utilizadas 3 redes  sociais : Facebook , Instagram e Pinterest 

6. VENDAS 

Artigo 10º 

A Direção mediante a solicitação dos artistas, promoverá pelos meios que  considerar mais adequados, entre os quais o On-line, a venda de trabalhos de  sócios, artistas associados e artistas externos. Sempre que a direção da  associação faça a intermediação de uma venda de um trabalho fora do período em  que este esteja exposto, quer seja com recurso a conhecimento direto de clientes  quer seja através de meios on-line, deve cobrar a favor da associação uma  comissão de: 

-10% quando se tratar de um artista sócio 

-20% quando se tratar de um artista associado

-30% quando se tratar de um artista externo à associação 

 

7. WORKSHOPS 

Artigo 11º 

Os Sócios e Artistas Associados podem organizar workshops ou atividades de  formação nas instalações do Espaço Q | QuadraSoltas, desde que num horário  que não perturbe o seu normal funcionamento. 

Cada promotor é responsável pela disponibilização da totalidade dos materiais e  equipamentos necessários para a sua atividade e deverá pagar à associação 15%  do valor total das receitas recebidas. 

Os Sócios e Artistas Associados terão um desconto de 10% sobre o valor  estipulado 

 

8. ACERVO 

Artigo 12º 

Anualmente a Direção prestará a todos os Sócios informação à data de 31 de dezembro do acervo da Associação. O acervo será utilizado pela Direção como ofertas a entidades ou personalidades que colaborem com a atividade da  associação