Diesse

no Prova d'Arte
Para venda

Diamantina de Sousa /Diesse Artes Plásticas, nascida  em 1947.

“Os espelhos usam-se para ver o rosto; A Arte para ver a alma”. – George Bernard Shaw (irlandês)  1856-1950

Fui Professora do Ensino Secundário e desde a idade adulta que me interessei pelas Letras e pelas Artes. Todavia, só em 2017 é que decidí seguir pintura, passando a frequentar as aulas do prestigiado artista, Professor Jorge Curval, onde me mantive com bastante dedicaçāo até aos dias de hoje.

Uns bons anos antes desta decisāo tinha também concluído o Curso de Animaçāo Sócio Cultural que  compreendia várias disciplinas teóricas e práticas do domínio das Artes. Mais tarde, em 2021 concluí online o Curso do ilustre e conceituado pintor e mestre, Arq. Sérgio Fingermann. 

Estou também há muito a trabalhar para o curso de História de Arte, quer de forma autónoma quer com aulas online. Tudo isto com enorme prazer. 

Nos meus trabalhos privilegio o mundo interior e subjectivo, porquanto é nele que melhor me movo, me questiono, me deleito e porventura me acrescento.

“Pinto as coisas como as imagino e nāo como as vejo” – Pablo Picasso

Comecei com o figurativo, mas agora procuro situar me na corrente artística abstraccionista, início séc XX, em que A Arte é mais livre, as figuras, as linhas e as formas se combinam para surgir sobrepostas, distorcidas, angulosas, com vários planos e facetas, etc…) Ora abstracta literalmente, ora mais racional, geométrica  ou construtivista. A minha visibilidade como artista é modesta, ou seja :

Participei numa exposiçāo Colectiva na Escola Superior Jean Piaget

Participei em duas exposiçōes colectivas no agora Instituto Sénior da Foz.

Fiz uma exposiçāo individual no Grande Hotel da Póvoa de Varzim. 

Cedí quadros em jantares de amigos e de beneficiência para leiloar ou sortear. 

Expús recentemente no Espaço Q/Quadras Soltas, no Porto. 

Vendí vários quadros a amigos e fui contactada por algumas galerias.

Na verdade, é todo um mundo de Arte, de exotismo e beleza …que nos atrai o olhar, nos emociona e nos instiga a fazer mais e melhor. E é aqui que eu estou… A tentar fazer melhor.

Artistas das Quadras

Adriano Centeno